terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Plano de reconversão do QUIMIPARQUE

(O diagnóstico de Augusto Mateus – parte II)

Na continuação do seu relatório o Prof. Augusto Mateus aponta ainda outros factores que ajudam a caracterizar a realidade do Barreiro:

“(…)
Do ponto de vista da especialização produtiva, verifica-se que a actividade económica no Barreiro se encontra muito centrada em quatro sectores: comércio, indústrias transformadoras, construção e alojamento e restauração.

No comércio, estão 39% dos estabelecimentos e 31% dos empregados por conta de outrem deste concelho. Nas indústrias transformadoras, estão 8% dos estabelecimentos e 21% do empregados por conta de outrem. Na construção, estão 12% dos estabelecimentos e 11% do emprego por conta de outrem. Finalmente, no alojamento e restauração, estão 15% dos estabelecimentos e 9% do emprego por conta de outrem.

Fazendo uma análise mais fina às indústrias transformadoras, verifica-se que o Barreiro apresenta uma especialização relevante na indústria química e uma presença assinalável na indústria metálica, na indústria do papel e da madeira, nas indústrias alimentares e na indústria dos materiais de transporte.

Esta especialização decorre, em larga medida, dos fortes e continuados investimentos que a CUF e a REFER efectuaram, durante uma grande parte do século XX, em muitos dos terrenos que actualmente integram o Quimiparque.

Tomando por referência a tipologia desenvolvida pela OCDE em finais da década de 90 que permite classificar os sectores industriais segundo o seu grau de intensidade tecnológica, verifica-se que o Barreiro possui uma especialização produtiva muito centrada em sectores de média-alta tecnologia.

Do ponto de vista da dinâmica empresarial recente, o concelho do Barreiro apresenta uma evolução muito tímida e comparativamente pior do que a média da Península de Setúbal e do que a média do país como um todo.





Fruto desta performance, o concelho do Barreiro perdeu importância relativa em termos de localização empresarial na Península de Setúbal e em Portugal como um todo. O peso relativo do total das empresas existentes no concelho do Barreiro na Península de Setúbal, por exemplo, caiu de 9,3% para 8,6%; o peso dos estabelecimentos diminuiu de 10,2% para 9,2%; o peso do emprego por conta de outrem reduziu-se de 9,3% para 8,1%.
Este comportamento é, por si só, negativo.



Neste quadro, torna-se óbvio que o Barreiro necessita urgentemente de potenciar a sua dinâmica de iniciativa empresarial. Assumindo um cenário em que, a breve prazo, o Barreiro consegue melhorar significativamente a sua capacidade de atracção para novas empresas e novos investimentos, achamos que este concelho terá condições, desde logo, para reforçar a sua tradição na indústria química e metálica, sobretudo nos segmentos mais leves e limpos do negócio.


Do ponto de vista das saídas de mercadorias para o exterior, o Barreiro posiciona-se como o quarto concelho mais exportador da Península de Setúbal, embora a grande distância do principal pólo exportador da região onde se encontra inserido que é Palmela.
(…)”

Mais adiante no relatório ficamos a saber que, enquanto o Barreiro é responsável por 3,7% do total das saídas (expedições e exportações) da Península de Setúbal, Palmela responde por 58,1%, Setúbal por 22,3% e o Seixal por 10,9%).

Feito o levantamento sócio-económico avança o Prof. Augusto Mateus para a análise do Quimiparque no Contexto do Barreiro, apresentando, em primeiro lugar uma caracterização geral do parque empresarial do Barreiro, dizendo:

“(…)
O Quimiparque, no Barreiro, é uma enorme infra-estrutura de acolhimento empresarial que pertencente à Quimiparque – Parques Empresariais, SA, uma empresa portuguesa que tem por vocação principal gerir e desenvolver parques empresariais. Actualmente, com 17 anos de existência, gere dois grandes parques empresariais em Portugal (um no concelho do Barreiro e outro em Estarreja) e detém ainda interesses num outro em Vendas Novas.



Em 1977, após a sua nacionalização (da CUF) e a dos outros dois produtores portugueses de adubos, operou-se uma fusão que deu origem à Quimigal. Esta empresa passou, assim, a dispor de dois outros complexos industriais – um dos quais situado em Estarreja. A actividade empresarial da Quimigal passou por diferentes fases ao sabor de conjunturas económicas, comerciais e sociais, até que, já sociedade anónima, foi alvo de uma reestruturação de que resultou a autonomização dos seus diversos negócios em empresas, parte das quais foram seguidamente privatizadas.

Foi neste quadro que, em 1989, a Quimiparque, SA, foi constituída. Esta empresa foi criada para gerir e potenciar os avultados bens patrimoniais em terrenos e edifícios anteriormente detidos pela Quimigal, bem como a completa rede de infra-estruturas que integravam os complexos industriais do Barreiro e de Estarreja, entretanto convertidos em parques empresariais. Com o início da actividade da Quimiparque em 1990, já com 40 empresas instaladas, começou-se a desenvolver um trabalho de recuperação de edifícios, renovação de arruamentos e equipamentos e reabilitação de áreas degradadas, melhorando, de forma sustentada, o meio ambiente e as condições de funcionamento das instalações. Este trabalho permitiu que se mantivessem em laboração as empresas que já estavam instaladas antes da constituição da Quimiparque, SA, e possibilitou, ao longo do tempo, o estabelecimento, nos seus dois parques empresariais, de mais de 400 novas empresas. Em consequência, assistiu-se à recuperação de mais de cinco milhares de postos de trabalho, facto que contribuiu de forma importante para atenuar os efeitos do emprego perdido com o decorrer do processo de reestruturação e reconversão que esteve na sua génese.

A localização (do Quimiparque) beneficia da existência de dois portos (um para carga geral e outro para movimentação e armazenamento de produtos líquidos) e de uma relativa proximidade ao aeroporto de Lisboa e mesmo à fronteira com Espanha. A partir dela, existem ligações rápidas à capital por auto-estrada e via rápida através das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama e pela frota de catamarãs da Soflusa, encontrando-se em fase de estudo a ligação ao Seixal através de uma ponte sobre o rio Coina. As ligações ao norte do país agilizam-se com a A13 (Marateca-Santarém). A futura ponte do Carregado-Benavente promete alargar ainda mais o leque de acessibilidades.

No seu interior, o Quimiparque é atravessado por uma vasta rede rodoviária asfaltada e por caminho-de-ferro com ligação à rede ferroviária nacional. Possui redes gerais de energia eléctrica, gás natural, água, telecomunicações, iluminação e esgotos.

Actualmente, o Quimiparque alberga 295 empresas dos mais diversos ramos da indústria, comércio e serviços, incluindo diversas escolas e centros de formação, designadamente a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (pólo do Instituto Politécnico de Setúbal). No entanto, prevê-se para breve o desaparecimento de algumas destas empresas ou a sua deslocalização para outras zonas do concelho num processo gradual que entronca numa incontornável requalificação da antiga área industrial da Quimigal/CUF. O Quimiparque reanimou a antiga zona da Quimigal, tornando-a rentável através da adaptação das instalações para pequenas e médias empresas. Criou infra-estruturas e demoliu edifícios de antigas empresas, procurando respeitar sempre o património histórico.

Ao nível do acolhimento empresarial, o parque disponibiliza espaços muito variados para a instalação de novas empresas, desde pequenos escritórios até médias e grandes superfícies multi-usos ou armazéns, com dimensões que variam entre poucos metros quadrados e os milhares de metros. Edifício Tejo, Edifício Sado, Edifício Guadiana, Edifício Mondego, Edifício Douro, Edifício Arrábida, Edifício Almansor, Edifício Côa, Escritórios, Edifício 153, Espaços de Aluguer Temporário e os Estaleiros são as denominações usadas para identificar e referenciar as várias estruturas de acolhimento empresarial existentes no parque.

Finalmente, resta-nos referir o Business Club existente no parque, também designado por Clube de Empresas. É uma das construções que sobressai de entre o património edificado do parque pelo facto de conseguir recriar, numa edificação antiga, devidamente restaurada, uma ambiência gastronómica com o requinte do mais luxuoso escritório. É, portanto, um espaço acolhedor, que confere um pano de fundo ideal para a concretização de importantes negócios.


Outro dos activos que não pode deixar de ser elencado ao já de si extenso património da Quimiparque é o SalisPark. O SalisPark é um espaço localizado na zona nascente do parque, com uma ampla frente para Lisboa e que integra 55 lotes para uso comercial, industrial e de serviços. O loteamento empresarial SalisPark compreende uma área total de lotes para venda de 52.500 m2, à qual corresponde uma área de construção de 45.800 m2, de arquitectura moderna e que oferece a opção à empresa-cliente de adquirir o lote com ou sem construção.

Para além do património infra-estrutural de que dispõe, e que tende a ser valorizado em virtude dos projectos que o rodeiam, o PEB inventaria ainda um singular património histórico-museológico. Fruto da actividade da antiga CUF, este património situa-se no que é hoje o PEB e distribui-se pelos seguintes pólos:






- Bairros Operários da ex-CUF (1908-1932). De toponímica característica, integrados a partir de 1989 no Quimiparque. Sobressaem os edifícios da Torre do Relógio e da Casa da Cultura




Mausoléu de Alfredo da Silva (1944). Monumento funerário em granito, com 12 metros de largo e 7 de altura, projectado pelo arquitecto Luís Cristino da Silva, com baixos-relevos do escultor Leopoldo de Almeida.





Casa-Museu Alfredo da Silva (1907). Contém espólio proveniente da Fábrica Sol, em Alcântara. O 1º andar era utilizado por Alfredo da Silva quando este se deslocava ao Barreiro.






Museu Industrial (1935) e Centro de Documentação. Veio, em Dezembro de 2004, valorizar o património museológico da Quimiparque através um espólio constituído por equipamentos industriais de índole diversa e um acervo documental e iconográfico considerável, numa central eléctrica desactivada (edifício característico dos anos trinta, recuperado e criteriosamente adaptado).



O Quimiparque coloca à disposição das empresas e empresários um conjunto de soluções que assentam em várias linhas de orientação.

Primeira, flexibilidade e versatilidade contratual. Os contratos de cedência dos espaços são bastante flexíveis, no que diz respeito à sua duração, e são efectuados com um mínimo de formalidades, permitindo a instalação rápida do cliente. Por outro lado, os contratos de cedência de espaço prevêem, adicionalmente, modalidades alternativas ao aluguer como a disponibilização de lotes para venda.

Segunda, boa qualidade das infra-estruturas de base, assentes na oferta de uma completa rede de estradas e ruas asfaltadas, além de rede interna de caminho-de-ferro (ligado à rede nacional), redes eléctricas, de telecomunicações, de abastecimento de águas e esgotos. No que diz respeito a infra-estruturas portuárias, o Quimiparque dispõe de dois portos (um de carga geral e outro de movimentação de líquidos). Dispõe ainda de uma rede interna de gás natural.

Terceira, proximidade dos serviços prestados pela Quimiparque. O parque possui bombeiros privativos 24 horas por dia e serviço de portarias e vigilância estática. Um serviço de ambulâncias está também à disposição dos clientes. Por outro lado, a localização dos órgãos de gestão da Quimiparque, SA, nos próprios parques proporciona aos clientes um apoio constante no que se refere à sua instalação e funcionamento, bem como no acompanhamento dos procedimentos necessários para o licenciamento industrial (ou outro) do cliente.

Quarto, caixa postal na estação de correios instalada gratuitamente numa das entradas. Existem, para além dos já referidos, outros serviços de apoio, tais como o Clube de Empresas e o anfiteatro do edifício da Administração.

Quinta, variedade de serviços prestados por clientes já instalados. Desde o momento em que nasceu, foi pretensão da Quimiparque, SA poder disponibilizar todo o tipo de serviços dentro dos seus parques através de clientes instalados. Neste momento, pode-se afirmar que esse desiderato foi já atingido visto haver praticamente todo o tipo de serviços indispensáveis a um parque moderno, fornecidos por empresas-clientes, desde o hipermercado ao ginásio, passando pelos serviços médicos, banco, estação de serviço, reparação de viaturas

Sexta, diversidade de espaços disponíveis. O Quimiparque disponibiliza, para aluguer, espaços cobertos e descobertos numa grande gama de dimensões e tipos. O seu portfólio compreende espaços que vão desde escritórios com algumas dezenas de m2 a pavilhões com vários milhares, podendo anexar a estes últimos espaços livres descobertos para estacionamento ou armazenagem ao ar livre. Entretanto, desde 1997, o Quimiparque tem vindo oferecer espaços cobertos com dimensões normalizadas de 170/180/200 m2, já equipados com as instalações eléctricas e sanitárias e prontas a utilizar, para armazéns e oficinas. O facto de estes espaços terem origem em modulação de grandes edifícios já existentes permitiu a utilização de ruas internas cobertas dando acesso a esses módulos.


Esta combinação de factores tende a facilitar sinergias que acabam por sustentar, em parte, o crescimento das empresas acolhidas. A diversidade de actividades desenvolvidas pelas empresas-clientes neste parque, a sua concentração por zonas, a boa rede de comunicações existente e o elevado número de pessoas que lá trabalham tornam este parque empresarial numa comunidade empresarial que pode fomentar sinergias que se podem revelar um dos principais instrumentos para o seu desenvolvimento



Em concreto, o peso das empresas ligadas ao sector terciário aumentou significativamente, passando de 60% para 74% do total, totalmente a expensas da redução do peso das empresas industriais, cujo peso caiu e 40% para 26%. Trata-se de uma tendência que está em linha com a conhecida tendência de terciarização da economia.

(…)”

Aqui, terminada a apresentação do Quimiparque, o Prof. Augusto Mateus e a sua equipa lançam o seu olhar sobre a cidade e o concelho do Barreiro, caracterizando-os deste modo:
“(…)

O concelho do Barreiro possui, actualmente, cerca de 79 mil residentes. Um pouco menos de metade destes reside nas freguesias da Verderena e do Alto do Seixalinho, as grandes zonas urbanas imediatamente a sul da linha-férrea. A outra metade da população distribui-se, grosso modo, pelas malhas urbanas do Barreiro mais antigo, pelas zonas de Santo André, pelo Lavradio e ainda por Santo António da Charneca.

à escala interna, as malhas urbanas da cidade encontram-se consideravelmente espartilhadas e com difícil fluidez, quer pela presença de importantes barreiras físicas - e mesmo cognitivas -, tais como o corredor ferroviário ou a própria Quimiparque (de acesso restrito), quer pela existência de diversas zonas e terrenos progressivamente ‘vazios’ e sem actividade.

De facto, apesar de geograficamente situado numa posição central do estuário do Tejo (o que decerto motivou as primeiras decisões de localização industrial há cem anos atrás), o Barreiro nunca conseguiu libertar, de forma fluida, a sua população, a sua economia e a sua sociedade local de uma série de “malhas” encarceradoras, resultantes da conjugação da vitalidade das suas indústrias locais com os ritmos fluviais de e para Lisboa, e com a sua própria estrutura urbanística.

Nos primeiros anos já do novo século, enquanto que praticamente todos os concelhos da Península de Setúbal têm registado sinais positivos das taxas de crescimento da população (principalmente na sua componente migratória), o concelho do Barreiro é o único da sub-região com uma tendência oposta, evidenciando saldos naturais e migratórios negativos.

Além disso, a par desta desvitalização demográfica e económica (não obstante os valores de urbanidade bem consolidados na cidade, tanto ao nível das vivências sociais e culturais das gentes locais, como na provisão de elementos públicos como as redes de equipamentos colectivos), foi-se igualmente sucedendo uma tendência de desvitalização urbanística. Em consequência, existem hoje malhas urbanas da cidade que apresentam elevadas percentagens de fogos vagos, designadamente nas zonas da freguesia do Barreiro e do Lavradio.



Com o objectivo de produzir uma sistematização analítica e prospectiva clara, que permita enquadrar os espaços centrais para a formulação desta estratégia e as principais condicionantes que lhe estão subjacentes, desenvolve-se, neste ponto, um diagnóstico focalizado numa subdivisão da área norte do concelho do Barreiro em três territórios distintos:

Zona A: Territórios a nordeste da península do Barreiro (zona a leste da futura eventual linha TGV, incluindo a zona urbana do Lavradio);
Zona B: Centro norte da península do Barreiro (zona a oeste da futura linha TGV, a norte do corredor ferroviário e até à malha urbana da cidade);
Zona C: Zona histórica e consolidada da cidade, zona ribeirinha da foz do rio Coina, freguesias da Verderena e do Alto do Seixalinho.

A Zona B é uma zona classificada no actual PDM quase exclusivamente como zona industrial, embora nos últimos anos tenham ocorrido importantes alterações nas suas diferentes funcionalidades. Com excepção da malha urbana do Bairro das Palmeiras, junto ao corredor ferroviário, todo este território encontra-se sob a administração da Quimiparque. Nesta zona, existe um número significativo de empresas industriais em pleno funcionamento desde há longa data e, nos últimos anos, tem ocorrido a instalação de empresas em actividades ligadas sobretudo à armazenagem e a serviços diversos. Não obstante, múltiplos terrenos têm vindo a ficar desocupados devido ao encerramento de empresas, particularmente nas áreas ribeirinhas e ainda nas zonas mais a poente (junto às malhas urbanas consolidadas).


Dentro desta zona, encontramos, desde logo, uma Zona Ribeirinha a nascente sem qualquer actividade, com importantes problemas de contaminação. Dentro desta, a Zona Pa acumulou durante décadas elevadas quantidades de resíduos de pirite resultantes da produção de ácido sulfúrico que têm vindo paulatinamente a ser usados como aditivo pelas cimenteiras nacionais, perspectivando-se a sua erradicação em cerca de 10 anos.
Na Zona Pb, por seu lado, regista-se a presença de uma elevada quantidade de resíduos de zinco ao ar livre junto ao rio, o que configura uma situação reconhecida como muito delicada.

A Zona Ribeirinha mais a poente é onde se encontra o cais industrial, área ainda com alguma actividade industrial e portuária, mas igualmente já com uma série de terrenos desafectados de qualquer dinâmica. Não obstante, nesta zona situam-se duas importantes empresas em actividade, a Atlanpor e a Sovena.

A Atlanpor, instalada em terrenos concessionados para exploração pela APL e pela Quimiparque na Zona Pd, é aparentemente uma empresa detida em partes iguais pelo Grupo Mello e pela Siderurgia Nacional - Produtos Longos. Tem a sua actividade centrada na recepção e armazenagem de sucata, sobretudo para abastecimento de empresas do Seixal existentes nos antigos espaços da Siderurgia Nacional. Também recebe granéis, embora de forma relativamente residual. As actividades de recepção de sucata provocam importantes problemas ambientais. A construção do ramal ferroviário da Siderurgia com ligação ao Porto de Setúbal a partir de 2008/2009 e futuramente à plataforma logística do Poceirão poderá dispensar as necessidades de recepção de sucata no Barreiro.

A Sovena é uma empresa de referência no mercado ibérico de óleos e azeites pertencente à Nutrinveste (Grupo José de Mello), um dos principais grupos agroalimentares nacionais que detém marcas reconhecidas como Fula, Oliveira da Serra, Andorinha, Vêgê, Frigi, 3ás, Salutar e OliSoja. A fábrica da Sovena no Barreiro (Sovena Barreiro) constitui a maior unidade de refinação e embalamento de óleos e azeites a laborar em Portugal. Emprega cerca de 170 trabalhadores, possui uma capacidade diária de refinação de 270 toneladas de girassol e de 190 toneladas de soja, está preparada para embalar 630 toneladas de óleo e 35 toneladas de azeite por dia e tem espaço de armazenagem para 8.500 paletas. Está instalada em terrenos do Quimiparque, parte arrendados e parte com direitos de superfície de longo prazo.

As zonas mais a sul envolvem terrenos de utilização muito diversa. Por um lado, desenvolveu-se uma área de dinâmicas comerciais e de distribuição, onde estão instaladas duas importantes unidades de distribuição, o Feira Nova do Barreiro (uma unidade de grande dimensão do Grupo) e o Mestre Mako.

A poente destas unidades, uma outra zona importante onde se encontram instalados os Transportes Colectivos do Barreiro. Em muitos terrenos desta envolvência, situam-se diversas instalações empresariais. É também nestas zonas onde está localizado o SalisPark, uma área de múltiplas actividades económicas, que dispõe actualmente de um leque relativamente amplo de terrenos e de armazéns para venda e para aluguer.

Aqui existe, igualmente, uma muito interessante zona museológica e de carácter histórico-cultural (Museu Industrial). Finalmente, mais a poente, situa-se uma pequena zona residencial - o Bairro das Palmeiras -, bairro com frágeis características urbanísticas, sociais e culturais, necessitado de uma profunda intervenção ou (na hipótese de requalificação integral dos espaços envolventes) de um projecto integrado de realojamento.

Por fim, as áreas a sul e a poente do cais industrial podem classificar-se como áreas de transição para as malhas urbanas da cidade - e vice-versa -, já há diversos anos em processo de difícil definição, e como tal aguardando, com maior evidência, a clarificação das respectivas direcções estratégicas. Efectivamente, se nestas zonas se podem ainda encontrar importantes unidades industriais, tais como a Quimitécnica e a Quimitécnica Ambiente, por outro lado desenvolvem-se projectos de desenvolvimento urbano e de ampliação da cidade para Nascente, entre os quais o de maior visibilidade será o Fórum Barreiro, grande espaço comercial e de serviços.

A Quimitécnica, SA, é uma empresa vocacionada para a gestão e tratamento de resíduos industriais, designadamente tratamento físico-químico de resíduos com cianetos, crómio e soluções contaminadas com metais pesados. Resultou da antiga Divisão de Química Inorgânica e Metais da Companhia União Fabril (Grupo CUF).

A Quimitécnica Ambiente, SA, é uma empresa criada em 2001 que resultou da transformação da área de negócio homóloga da sua empresa-mãe (a Quimitécnica, SA) numa entidade juridicamente autónoma. Encontra-se integrada no Grupo CUF, estando vocacionada para a gestão global de resíduos, a realização de ensaios físico-químicos e a prestação de serviços especializados em áreas relacionadas com a redução e valorização de resíduos.

(…)”

Não querendo ser fastidioso tentei reduzir em algumas páginas de texto o excelente relatório diagnóstico da Augusto Mateus & Associados, Lda que, ao longo de 149 páginas nos apresenta um Quimiparque, em alguns aspectos, desconhecido para alguns de nós.

Falta contudo ver o que nos propõe este economista e a sua equipa e dizer-vos o que penso eu sobre tudo isto. Fá-lo-ei mas só depois de vos identificar com as bases da proposta que a Quimiparque e a Câmara Municipal do Barreiro se preparam para dar como sendo a solução redentora para esta cidade que definha há trinta e tantos anos

Na próxima semana, se esta gripe mo permitir, senhores meus, minhas senhoras, cá estarei de novo. Até lá, sempre vosso

Captain Jack




domingo, 20 de janeiro de 2008

Plano de reconversão do QUIMIPARQUE

(O diagnóstico de Augusto Mateus)

Em Setembro de 2007, a empresa Risco SA, do Arqº Manuel Salgado apresentou um trabalho intitulado QUIMIPARQUE – Uma estratégia de Desenvolvimento Urbanistico, no qual dizia acerca da cidade do Barreiro:

A inauguração da linha do caminho-de-ferro do Sul (1861) veio determinar uma verdadeira revolução na história da pacata vila piscatória ribeirinha. Mantendo a sua já antiga prerrogativa de porta de acesso por barco para quem demandava Lisboa vindo do Sul, foi a vila naturalmente escolhida para albergar o terminal ferroviário das linhas dessa proveniência, originando uma nova dinâmica de movimento e determinando também o início do processo de profunda alteração do tecido social da vila.

Essa profunda alteração do Barreiro, transformado em vila industrial, conheceria o seu momento culminante após a instalação na vila do complexo industrial da Companhia União Fabril, por iniciativa de Alfredo da Silva, que se tornaria figura emblemática da história da indústria em Portugal e grande impulsionador do desenvolvimento do Barreiro.

Nascido em Lisboa em 1871, Alfredo da Silva, depois de um percurso de grande dinamismo que o levou a tomar conta da CUF, iniciou a instalação das unidades fabris na vila do Barreiro, depressa alargando as actividades a diversas áreas e ocupando uma grande parte dos terrenos ribeirinhos a nascente do núcleo antigo da vila.

Depressa a sua iniciativa iria tornar o Barreiro o primeiro centro industrial do país, servido pela via fluvial e pelo caminho de ferro, aumentando rapidamente a população residente e levando a um crescimento da área urbana, que conduziria à elevação do Barreiro a cidade em 1984.

(in “QUIMIPARQUE – Uma estratégia de Desenvolvimento Urbanistico – Setembro 2007” da empresa Risco SA)

Acerca do território do Quimiparque, escrevia-se no referido estudo que “A evolução do panorama da actividade industrial levou à desactivação de parte significativa das estruturas fabris da antiga CUF, tornando devoluto esse imenso terreno ribeirinho, continuidade natural da estrutura urbana da antiga vila. A sua excepcional localização junto ao rio e a dimensão dos terrenos em causa permite antever uma nova afectação desta vasta área para outros fins, possibilitando uma grande diversidade de usos e destinos.

Duas condicionantes parecem ser de ter em conta em qualquer projecto a elaborar:
· A valorização da relação privilegiada com o rio e a rede específica das suas ribeiras;
· A estrutura base da antiga vila, com o seu esquema ortogonal de grande simplicidade e fácil leitura, integrando assim qualquer nova entidade urbana numa identidade formal que a valorizaria e lhe permitiria «reinventar» aquele que é um dos mais interessantes aspectos da intervenção cultural portuguesa no mundo, embora nem sempre realçado em toda a sua dimensão como mereceria."


(in “QUIMIPARQUE – Uma estratégia de Desenvolvimento Urbanistico – Setembro 2007” da empresa Risco SA)


alguém percebe o que quer dizer? Eu, sinceramente não. Pode aplicar-se aqui, no Plano de Reconversão de Aveiro, de Aljezur ou de outro lado qualquer onde existam ribeiras.

Também em Setembro de 2007 o Prof. Augusto Mateus, através da sua empresa de consultores, apresenta um primeiro relatório resultante da análise detalhada que fizera sobre o território da península de Setúbal com o intuito de que este pudesse constituir-se como o diagnóstico que serviria de base à proposta para reconversão do território do Quimiparque.

Deste relatório a que intitulou ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E URBANO DO BARREIRO: DIAGNÓSTICO DE PARTIDA, decidi extrair algumas partes que, sem as isolar do seu contexto, não correm o risco de ser desvirtuadas. A intenção é apenas fornecer elementos, aos que têm acedido a este blog, para conhecerem em profundidade as bases em que assenta o tão falado Plano de Reconversão da Quimiparque, cujo período de discussão pública terminou em Dezembro, sem que à população fosse feita chegar outra informação que não aquela dos agradáveis discursos políticos.

O que se segue são extractos do referido diagnóstico que aqui deixo para reflexão antes de, na próxima semana, dizer a minha opinião sobre este assunto.

Extraído de ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E URBANO DO BARREIRO: DIAGNÓSTICO DE PARTIDA
Setembro 2007

(…)
Para que uma região seja competitiva, deverá ter, tanto um nível relativamente elevado de produtividade (ou de qualidade de emprego, visto que ambos tendem a completar-se), como uma quantidade satisfatória de postos de trabalho ocupados, isto é, não basta produzir com eficiência, é necessário ser capaz de, sem fugir desse padrão de eficiência, criar os empregos que permitam mobilizar os recursos humanos disponíveis (…)

Definição (inserida no mesmo relatório):

• Concelhos densamente povoados, mas com uma taxa de atracção negativa



São concelhos que se assumem como pólos populacionais; apresentam, contudo, características que conduzem ao êxodo de população. Exemplos destes concelhos são Lisboa, Loures, Barreiro e Nazaré.

(...)
O concelho do Barreiro, por sua vez, acolhe 10% da população da Península de Setúbal, o equivalente a 78.803 habitantes (1,9% da GRL).

A margem sul do rio Tejo, especialmente os concelhos localizados na proximidade dos principais eixos de ligação a Lisboa (Ponte 25 de Abril, Ponte Vasco da Gama e respectivas vias de acesso) tornou-se uma área preferencial de destino e fixação de população para fins residenciais, com um fluxo populacional essencialmente oriundo da Grande Lisboa e das regiões do sul (Alentejo e do Algarve) e mesmo da região Centro, atraído pelas excelentes condições de habitação, principalmente ao nível dos factores preço e qualidade e pela melhoria das redes de ligação a Lisboa. Os movimentos pendulares com fins laborais (Caixa de Texto 2-2) são particularmente intensos entre as duas margens do rio Tejo, com a margem sul a assumir-se como “emissor líquido” de força de trabalho, o que faz dos concelhos da sub-região aquilo que se designa por “concelhos dormitório”, aparecendo Lisboa como “receptor líquido” de força de trabalho.

Mobilidade Laboral: Estrutura Sectorial e Concelhia de “Entradas” e de
“Saídas” do Concelho do Barreiro, 2001

A mobilidade da população nas mais diversas dimensões (laboral, ocupacional, geográfica, inter-concelhia, inter-regional, etc.), nomeadamente dos movimentos pendulares, e respectivas dinâmicas em termos de intensidade e suas características, assumem-se como norteadores na definição e implementação de estratégias de desenvolvimento, permitindo o conhecimento das áreas geográficas relacionadas nesse processo de movimentação fundamental na prossecução de políticas de transporte e ambiente.

Os indicadores analisados de seguida apresentam-se como uma medida das movimentações laborais existentes no concelho do Barreiro, caracterizando os fluxos populacionais de “entradas” por concelhos de residência e de “saídas” por concelhos de destino, tendo como foco de análise os intercâmbios resultantes apenas de motivações laborais.






O concelho do Barreiro, revelando um volume de entradas inferior ao volume de saídas, ou seja, registando um saldo de emprego de sinal negativo, assume-se como emissor líquido de “força de trabalho” cujos principais concelhos de destino são, destacadamente, o concelho de Lisboa, “receptor líquido” de grande percentagem das saídas de trabalhadores do concelho do Barreiro e, com menor expressão, em termos relativos, os concelhos de proximidade.



A explicação da perda líquida de população do concelho do Barreiro, tendência contrária às evoluções verificadas na região em que se insere, está profundamente correlacionada com o encerramento da maioria das indústrias que funcionavam no complexo da CUF, o que se repercutiu na redução das antigas condições de empregabilidade, sem a criação de novas oportunidades, que aliada à crescente mobilidade e acessibilidade a nível regional, conduziu a um êxodo da população residente no concelho do Barreiro para concelhos da proximidade, que apresentavam vantagens comparativas em termos de condições físicas e níveis de qualidade de vida mais atractivos.


O Barreiro revela uma estrutura global de níveis de habilitações da população residente semelhante à da Península de Setúbal, bastante favorável, portanto, no espaço nacional.
Com efeito, o Barreiro apresenta um peso diminuto da população cujas habilitações são nulas e um peso relativamente significativo dos níveis educacionais mais elevados.

Constata-se que, em 2001, cerca de 32,5% da população residente no Barreiro possui habilitações até ao 1º ciclo do ensino básico contra 35,1% da população residente no território nacional.

No que diz respeito ao escalão habilitacional mais elevado, observa-se, também, um posicionamento favorável do Barreiro no contexto nacional. Em 2001, 12,9% da população residente no Barreiro possuía habilitações ao nível do ensino médio e superior, superando, como tal, o peso médio nacional assumido por este mesmo escalão habilitacional (11,5%).


Relevância ainda para o peso da população desempregada à procura do primeiro emprego, que é mais elevado no concelho do Barreiro e na generalidade das suas freguesias do que a nível nacional ou regional, o que pode ter a ver com o perfil relativamente desfavorável de habilitações da população do Barreiro, no contexto da GRL.

Em primeiro lugar, interessa referir que o Barreiro é um concelho com um peso económico relevante na Península de Setúbal, respondendo por cerca de 9% do número total de empresas existentes nesta região e por 8% do emprego por conta de outrem. Em termos relativos, como se pode observar no Gráfico 2-16, situa-se (a par do Montijo) na charneira entre os concelhos mais importantes que são Almada, Setúbal, Seixal e Palmela e os menos importantes que são Sesimbra, Moita e Alcochete.

No que toca à estrutura dimensional dos estabelecimentos localizados no Barreiro, é notória a predominância das micro e das pequenas empresas: mais de 98% das empresas com um ou mais trabalhadores por conta de outrem existentes neste concelho têm menos de 50 trabalhadores. Esta situação não é muito diferente nos restantes concelhos que formam a Península de Setúbal e no país como um todo.

A estrutura empresarial do Barreiro determina, naturalmente, que a maior parte do emprego no concelho esteja concentrado em micro e pequenas empresas: 73% do emprego por conta de outrem está afecto a estabelecimentos com menos de 50 trabalhadores.

A estrutura empresarial do Barreiro também determina um grau de concentração empresarial pouco significativo. Os cinco maiores estabelecimentos localizados no concelho do Barreiro (FISIPE, FEIRA NOVA, MULTITEMPO, EMEF e SOVENA) não empregam mais de 1.213 trabalhadores por conta de outrem, representando cerca de 16% do total de emprego concelhio.


Na próxima semana continuo com a parte do relatório que, com base nestes elementos, o Prof. Augusto Mateus apresenta a conclusão a que chegou para apresentar a sua Proposta de Estratégia para o Barreiro.

Até lá senhores meus, minhas senhoras, vão pensando nos números e factos que Augusto Mateus nos apresentou.

Sempre vosso
Captain Jack

domingo, 13 de janeiro de 2008

Uma Ponte para a Outra Margem


Terceira ponte sobre o Tejo
Para viaturas automóveis, TGV e comboio normal

Com o aeroporto em Alcochete, vai ser criada uma terceira ponte sobre o Tejo, na região de Lisboa. O LNEC sugeriu a ligação entre Chelas e Barreiro. O Governo aceitou. A nova passagem poderá aliviar o tráfego intenso das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.
SIC – Jornal da Noite 11JAN2008


Foi desta forma que a SIC anunciava aquilo que desde a tarde de 11JAN2008 o país comentava e em particular deixava com um brilhozinho nos olhos, praticamente, a generalidade dos barreirenses.

Não faltaram as entrevistas de responsáveis públicos aos jornais locais anunciando a boa-nova como a salvação do concelho, como se todos os problemas tivessem acabado a partir do momento em que José Sócrates fez o anúncio da terceira Travessia do Tejo (TTT).

A nova ponte deverá ter dois tabuleiros inferiores ferroviários, para tráfego convencional e de alta velocidade e um tabuleiro superior rodoviário. Com uma extensão de 7,3 quilómetros, a nova infra-estrutura deverá custar cerca de 1700 milhões de euros. (In www.transportesemrevista.com )



Parece-me, no entanto, que se não tivermos cuidado e nos deixarmos levar por euforias enganadoras poderemos correr o rico de desaproveitar a oportunidade que, todos desejamos, possa revitalizar o Barreiro, não propriamente como gostarão de fazer alguns construtores civis, mas como local de emprego e de novas oportunidades.

Esta é a altura de pedir ao Presidente Carlos Humberto que não se esqueça de que respondeu ao seu, então, homólogo de Lisboa quando este se manifestou avesso à construção da Ponte Chelas-Barreiro, que “não precisamos de uma ponte para ir para Lisboa mas sim para a margem norte vir para a margem sul!”

Para isto, Sr. Presidente é necessário que o Barreiro tenha algo a oferecer a Lisboa, não basta habitações baratas, porque essas, embora garantam uma excelente recolha de IMI não geram emprego, não servem para alimentar o nosso comércio, nem fixam os nossos filhos na cidade que os viu crescer.

As grandes cidades não se medem pelo número de habitantes, mas antes pela capacidade que têm de atrair e fixar gente no seu território de influência, a tal sustentabilidade de que tantos políticos falam mas que tão poucos sabem construir.

Para este concelho onde os terrenos estão quase esgotados para construção, projecta-se um conjunto de pontes, túneis e viadutos que irão transformar por completo a topografia da cidade. O centro e a periferia da cidade do Barreiro e da freguesia do Lavradio, como actualmente os conhecemos irão transfigurar-se com a chegada da Alta Velocidade Ferroviária (AVF), com a ligação da IC21 à nova ponte sobre o tejo, com a travessia do Rio Coina para estabelecer a ligação ao Seixal, com a criação de novo acesso para a Moita, as oficinas de manutenção das composições de AVF, a criação da praça de portagem da TTT e a construção da nova estação ferroviária, ocupando os terrenos da várzea e da escola Álvaro Velho.

Não obstante toda esta transformação que obrigará à demolição de alguns edifícios no Lavradio e da própria Escola Álvaro Velho (e vamos ver se ficará por aqui …!?), também a Quimiparque será cortada ao meio, enclausurando num cantinho as cerca de 300 empresas que aí exercem a sua actividade.

Esfregam as mãos de contentes, por certo, os construtores civis que vislumbram a oportunidade de construir mais algumas Quintas dos Fidalguinhos e respiram já outros de alívio, ao verem a luz ao fim do túnel para os investimentos que fizeram em edifícios e terrenos, no Barreiro Velho.

Nesta nova metrópole onde se cruzam os interesses do Estado e de particulares, desde o Parque Logístico do Poceirão, até ao empreendimento turístico de Tróia, passando pela fábrica de papel da Portucel, na Mitrena, é também possível encontrar os interesses imobiliários daqueles que esperam especular com os territórios da Quimiparque e da antiga Siderurgia.

Saberá a CMB resistir a esta tentação de recolher milhões de contos (na moeda antiga) em taxas de infra-estruturas e de construção? Estará a CMB interessada em resistir a esta tentação?

Quando se assiste ao estabelecimento de acordos, aparentemente pouco claros, entre a autarquia e construtores, como a recente aprovação de um loteamento industrial para os limites da Mata da Machada ou a execução, como contrapartida, dos arranjos exteriores da Piscina do Lavradio para permitir a construção de mais um mega mercado no local onde já existem mais dois, não podemos deixar de ficar intranquilos.

A nova ponte Chelas-Barreiro pode ser uma excelente oportunidade para transformar a cidade, de acordo com o modelo territorial previsto no PEDEPES - Plano de modelo territorial Estratégico de Desenvolvimento da Península de Setúbal, onde o Barreiro assume o nível 1 na hierarquia, e onde a Quimiparque aparece como pólo de reconversão e expansão industrial, e Coina como área logística.
Modelo Territorial – Fonte: PEDEPES –
Ass. Municípios do Distrito de Setúbal (2001)



A Quimiparque, com os seus dois portos de carga e descarga a granel, um para produtos sólidos e outro para produtos líquidos, 25 quilómetros de arruamentos dimensionados para a movimentação de veículos pesados, 20 quilómetros de via-férrea, ligada à rede nacional de caminho de ferro, diversos serviços próprios como é o caso das bem estruturadas redes de água para abastecimento e para combate a incêndios, infantários, serviços médicos, uma estação de distribuição dos CTT, corpo privativo de bombeiros, um centro comercial, restaurantes e uma agência bancária, para além de um cinema euipado mas inactivo, reúne características únicas, para ser o pólo de atracção que o Barreiro necessita para gerar a sustentabilidade de que precisa.

E que tal se pensássemos nisto, até porque a TTT ainda não está garantida …?

AlmaSense

domingo, 6 de janeiro de 2008

PALERMAS, ELEFANTES BRANCOS e OUTROS "BICHOS" DE ESTIMAÇÃO

É preciso recuar aos idos de 1976-1978, nos anos a seguir à revolução de Abril, embora eu prefira chamar-lhe simplesmente Golpe de Estado (e basta olhar para a falta de vergonha, irresponsabilidade e pouca competência da maior parte dos nossos políticos de hoje para perceber que assim foi), para assistir ao nascimento do primeiro projecto Elefante Branco na cidade do Barreiro.

Englobado numa série de investimentos “sociais” a Quimigal construiu um conjunto de fábricas de onde se destacam a célebre Kowa Seiko que deveria aproveitar as pirites alentejanas, enriquecê-las e enviá-las para a Siderurgia Nacional, no âmbito do, então, Plano Siderúrgico Nacional.

A Kowa Seiko nunca chegou a alimentar a Siderurgia Nacional porque, entretanto, também o Plano Siderúrgico Nacional não saiu do papel e tudo se saldou numa experiência negativa que custou ao país alguns milhões de contos (na moeda da altura), perdidos e convertidos em toneladas e toneladas de pirite que, durante anos foram monumento à memória da decisão política de Lisboa.

A Kowa Seiko foi vendida como sucata, anos mais tarde, pouco restando que a recorde. Outras fábricas, contudo, ainda hoje existem embora despojadas daquilo que as poderia tornar valiosas para produzir ou estão mesmo completamente obsoletas, após todos estes anos.

Fibras de Vidro, Zinco Metálico, Sulfato de Alumínio são exemplos de elefantes brancos de investimento que não serviram para nada.

Na altura, como hoje se diz de outros projectos em curso, iriam gerar emprego e trazer um novo fôlego à cidade do Barreiro, para que esta recuperasse a sua importância na Margem Sul.

A História mostrou-nos que, afinal, de boas intenções está o mundo cheio (e o Barreiro também!) sendo que o resultado foi que a Montanha pariu um ratinho.

As fábricas foram desmanteladas, os trabalhadores despedidos salvando-se, no entanto, a maior parte dos edifícios, aproveitados a partir de 1990 para, remodelados, acolherem várias empresas das mais diversas áreas de actividade, e assim se mantém até hoje.

Na altura (em 1991), sem grandes manobras de propaganda publicitária, sem grandes devaneios megalómanos, alguém apostou num projecto que hoje se demonstrou ser realista, exequível e, mais importante ainda, foi possível realizar. Impediu-se, com este pouco ambicioso projecto, a degradação do património edificado da Quimigal no Barreiro, foi possível reconstruir infra-estruturas, criar uma envolvente verde no interior do que veio a designar-se por Parque Empresarial e instalar cerca de 300 empresas que empregam 4000 trabalhadores (os números são do Presidente do Conselho de Administração da Quimiparque, publicados pelo jornal “Notícias do Barreiro”).

Mais recentemente, em 2004, foi inaugurado o Museu Industrial da Quimiparque, demonstrando a capacidade de quem sabe trabalhar sem alarde nem propaganda enganadora, afirmando-se pelo saber fazer com os recursos de que dispõe.

São, certamente, ensinamentos da velha “escola” da CUF que aqueles mais velhos tão bem recordam. O Infantário, a Escola Primária, o Posto Médico, o Complexo Desportivo, o Cinema, os Refeitórios, o Balneário, as Despensas, o apoio à Escola Alfredo da Silva, aos clubes da vila (na altura o Barreiro era uma vila), os Bairros habitacionais de Santa Bárbara e o “Novo da CUF”, mas sobretudo a capacidade de criar emprego que, directamente, envolvia 10000 pessoas.

Como é diferente o modo de trabalhar dos nossos responsáveis autárquicos de hoje!

Publicitam-se projectos Polis que, findos três anos após o seu início, se resumem a um passeio ribeirinho com uma ciclovia, “constroem-se” hotéis à beira-rio com vista para “marinas” imaginárias, “cidades do cinema” sem final feliz para, volvidos trinta anos tudo se resumir a um enorme Parque da Cidade, com labirínticos acessos e vedado por edifícios, um auditório, com programas culturais, tímidos e reticentes, que enche por convite, um colossal (em minha opinião) mamarracho escultórico na Rotunda do Álvaro Velho e uma “complexa” rotunda ,nos Casquilhos, cuja construção decorre há mais de 6 (seis) meses!

Anunciam-se agora novos, importantes, ambiciosos, redentores, magnânimos, super-projectos para o centro da cidade.

Um Centro Comercial – Fórum Barreiro – para o qual nem os acessos foram estudados, projectados e muito menos executados, um (mais outro!) complexo habitacional no Campo das Cordoarias (também já lhe chamaram Rossio talvez recordando como seria bom termos por cá um novo Marquês de Pombal) e, por último, tudo pensado para a mesma zona, um outro complexo de comércio, habitação e serviços projectado para onde se ergue, ainda, o Estádio D. Manuel de Mello.

Vai dinamizar e requalificar o centro da cidade” houve quem já o afirmasse mas, para mim, que ainda não me esqueci da confusão que foi a vinda do SLBenfica para jogar com o FCBarreirense, neste mesmo estádio que vai ser demolido e, olhando para o projecto viário que a Câmara Municipal do Barreiro pretende desenvolver à custa da Quimiparque, atrevo-me a dizer que estamos a apostar no cavalo errado.

Sobre este Elefantinho Branco que “estamos” a construir e que já incomoda os moradores da Rua Stara Zagora, a quem ninguém teve o cuidado de informar convenientemente das reais dimensões e implicações desta construção, levantavam-se-me algumas dúvidas que não conseguia entender:

I. Onde está o Estudo de Impacto Viário que deveria ter sido exigido ao promotor?
II. Porque, à semelhança do que fizeram outras autarquias que têm equipamentos semelhantes, não foi exigido ao promotor a construção das necessárias e adequadas infra-estruturas viárias, para fazer face ao esperado fluxo viário?

Até que, em 29 de Setembro de 2007, fiquei esclarecido. Nenhuma das medidas anteriores foi necessária porque se recorreu à Quimiparque, (mais uma vez!), uma empresa de capital público que, já que “mexe” com o dinheiro de todos, pode ser espoliada dos seus activos para rentabilizar o investimento de (alguns) privados.

Desta vez será dada uma dentadinha nos terrenos da Quimiparque contíguos ao estádio do Barreirense e talha-se o resto, cortando em dois o restante território, para o atravessar em direcção ao IC 21.

Recentemente, a um promotor imobiliário que criou uma urbanização em Santo António da Charneca, com 250 fogos de habitação, foi-lhe exigido que construísse uma rede de esgotos com cerca de 1.5km fora dos seus terrenos e ao longo da estrada municipal que liga esta freguesia a Vila Chã.

Ainda estão na memória dos barreirenses os incómodos que isto lhes trouxe, mas era necessário e por isso esse promotor teve que suportar os custos inerentes a esta obra.

Então, apetece agora perguntar, porque razão é que este promotor que propõe um Centro Comercial (que vai acabar com o comércio local) e um conjunto habitacional de 139 fogos (com 5 metros de janela para aproveitar a “amplitude da paisagem” ??? in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=40673&mostra=2), não suporta ele também os custos com as necessárias infra-estruturas, viárias e não só?

Para onde vão os esgotos? Já estão feitos? Alguém já se esqueceu das inundações do cruzamento da Rua Miguel Bombarda com a Av. Alfredo da Silva, sempre que chove? Ligam ao sistema de esgotos da Quimiparque e depois? Irão para o rio Tejo? Estes não poluem nem contaminam as águas? E terá o sistema de esgotos da Quimiparque capacidade e condições para tal acréscimo de caudal?

E porque razão se aceita a redução do número de lugares de estacionamento em ⅓, o que se traduz numa poupança de 4 (quatro) milhões de euros ao promotor do Fórum Barreiro, se amplia a área comercial a arrendar desistindo da ideia de deslocar para este espaço o Mercado Municipal e não se negoceiam melhores contrapartidas?

E porque razão se corta em dois, um parque empresarial onde trabalham 4000 pessoas e empresas importantes como a Sovena (responsável pelo óleo Fula e o azeite Oliveira da Serra, que consumimos), a Mateace (um importante empreiteiro da EDP para o norte e sul do país), a Ipodec e a Ambimed (empresas certificadas na área do tratamento de resíduos), a Noxitel (empresa de telecomunicações que produz e instala as antenas que nos permitem trabalhar com os nossos telemóveis), a Efacec/Atm (importante empresa de metalomecânica e electromecanismos), entre outras?

Que é feito dos discursos de apoio aos desfavorecidos do Bairro das Palmeiras agora que nos preparamos para desviar definitivamente o trânsito do interior deste aglomerado? Será para criar uma imensa zona pedonal com vista para os pátios degradados ou para criar um gueto?

Porque não ter aproveitado esta “Nova Cidade” para rasgar, directamente da rotunda já executada no limite sul do Campo das Cordoarias, uma alameda paralela à linha-férrea, com custos suportados pelos diversos (?) promotores, a exemplo do que se fez em Almada ou no Seixal?

Não seria uma oportunidade para demolir algumas casas degradadas e sem condições de habitabilidade, no Bairro das Palmeiras, e alojar os seus habitantes em casas de habitação social?

Ainda não acabou, prometo-vos senhores meus, minhas senhoras, que voltaremos a estes e outros assuntos. Palavra de

Captain Jack